Pesquisa de Tendências (coolhunting)

COMO CAÇAR TENDÊNCIAS E ANTECIPAR O FUTURO

Data: em definição
Horário: das 9 às 17 hs
Local: em definição

O WORKSHOP:

Com a rapidez das informações, cada vez mais empresas e marcas procuram entender e criar estratégias para atuar com sucesso no presente e no futuro – próximo ou longe. Com isso, surge a necessidade das empresas em entender alguns sinais que anunciam o que está por vir e saber como interpretá-los e utilizá-los, no desenvolvimento de novos produtos ou serviços. O chamado cool hunter, profissional treinado para captar tendências e novos comportamentos, é considerado hoje uma antena sensível, capaz de indicar novos desejos do consumidor, estilos de vida, anseios e valores, facilitando as empresas no seu posicionamento para antecipar tendências futuras. Trabalhando há mais de 17 anos como pesquisadora de comportamento, também como diretora no Brasil do instituto de pesquisas de tendências de consumo Future Concept Lab, com sede em Milão, Itália, o workshop é a oportunidade de compartilhar a ferramenta de observação dos sinais emergentes da sociedade no intuito de se antecipar à inovação.

Alguns clientes como Illy Caffe, Alessi, Veuve Clicquot, TIM, Ferrero Rocher, H. Stern, Havaianas, Petrobras, Grendene, Fiat, Natura, Unilever, Sebrae, BB Mapfre, entre outros, já experimentaram projetos nesta direção.

 

OBJETIVOS

– Capacitar o participante a desenvolver o espírito de observação e percepção aplicado a temas de mercado;

– Aprender a metodologia de pesquisa e análise de tendências, transmitindo uma visão ampla do assunto e contexto mercadológico onde as mesmas se aplicam;

– Habilitar o participante à compreensão de lacunas de mercado, de novas oportunidades, de possibilidades de criação de novos produtos, canais de comunicação, varejo ou códigos estéticos em distintas áreas.

METODOLOGIA

A primeira aula será dedicada a uma apresentação conceitual e teórica sobre a metodologia de cool hunting voltada para a inovação. O curso prevê uma saída de campo, o Safari Urbano, para captação de sinais e comportamentos. A última parte do curso é dedicada ao briefing para realização de projetos utilizando a ferramenta do cool hunting.

 

PROGRAMAÇÃO

Dia 1

  • das 9h às 14h – Conceitos e metodologia de Cool Hunting;
  • das 14h às 17h – Safari Urbano na Vila Madalena

 Dia 2

  • Das 9h às 17h – Teoria da interpretação dos dados e organização das imagens em clusters. Montagem do projeto final e Apresentação dos projetos;

INFORMAÇÕES

Público-alvo: Empresários e estudantes da área de marketing, comunicação, publicidade, desenvolvimento de produto, planejamento, inovação, consumer insights, criação, varejo, pesquisa, inovação, moda, designers e empreendedores.

Carga Horária: 16 horas

 

O investimento : R$ 800, 00

Forma de pagamento: em duas vezes ou à vista com 15% de desconto

Sabina Deweik

Cool Hunter (caçadora de tendências), pesquisadora de comportamento e consumo, consultora e educadora, realizada palestras há 17 anos. Foi diretora no Brasil do Future Concept Lab, com sede em Milão, Itália e atuou em inúmeros projetos para clientes internacionais e nacionais tais como Illy Caffe, Alessi, Veuve Clicquot, Ferrero Rocher, Trussardi, BMW, Havaianas, H. Stem, Natura, Grendene, Fiat, Petrobras, Cyrela, Univeler, Renner, entre outros. Tem formação em jornalismo e dois mestrados: em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e outro em Comunicação de Moda pela Domus Academy, de Milão. É também coach ontológica certificada pela Newfield Network do Chile, membro da ICF, International Coach Federetion, atuando em processos de desenvolvimento humano individual e em equipes de empresas.

DESENVOLVIDO POR