Curso

INTELIGÊNCIA CRIATIVA NOS NEGÓCIOS

DESIGN DE SERVIÇOS E DESIGN THINKING

com Marcos Batista

 

 

Criatividade e informaÇÃO sÃo os recursos fundamentais para diferenciar produtos e serviÇos.

Prepare-se para aplicar a cultura da inovação em seu negócio com ferramentas para melhor compreensão de problemas e solucioná-los de forma inovadora, criativa e competitiva, através do trabalho colaborativo entre profissionais de diferentes áreas.
Participe e transforme seu negócio através da “Inteligência Criativa”!

 

 

O QUE É?

 

 

O curso que oferece conteúdo de qualidade, para aplicar e inserir conceitos de design na gestão das empresas. Desenvolvido para empreendedores e profissionais de todas as áreas, que buscam criar e melhorar produtos e serviços diferenciados, com uma equipe preparada para aplicar a gestão da inovação em seus projetos e se tornarem mais competitivas em um mundo onde, cada vez mais, a criatividade define o sucesso. Trabalho em equipe, foco, colaboração e criatividade são as palavras chaves que irão definir o sucesso das empresas.


O conteúdo - em dois módulos - é preparado por profissionais experientes, com aulas teóricas e práticas, nas quais os participantes podem utilizar os cases de suas empresas para exercitar e “pensar diferente”, com base nas ferramentas de design focadas na gestão e inovação:

  • MÓDULO 1 | Design de Serviços: A relação entre negócio e cliente.
    Como diagnosticar, mapear e avaliar as necessidades, expectativas e percepções dos produtos ou serviços utilizados. Da ideia inicial das oportunidades identificadas até a entrega das diretrizes e ações a serem tomadas para implantação.
  • MÓDULO 2 | Design Thinking: (pensamento de design)
    A arte de conhecer as pessoas, criar coletivamente e experimentar, entender os problemas e significados, desenvolver as oportunidades e soluções até a materialização dos produtos ou serviços (tangível), considerando o que é Desejável x Possível Concretizar x Rentável.

São 24 horas de conteúdos e exercícios que irão proporcionar aos participantes pensar diferente e encontrar soluções simples e inovadoras para seus negócios!

POR QUE FAZER O CURSO?

De forma simples e clara, o curso apresenta, com muita dinâmica, conteúdo e exercícios que encontram soluções que inovem seus produtos e serviços, através de soluções que:

  • Diferenciar ofertas em mercados competitivos
  • Criam experiências marcantes para seus clientes
  • Atendem expectativas cada vez mais altas do mercado e da concorrência
  • Melhoram o aproveitamento de recursos (pessoas, processos e financiamento)
  • Reforçam a imagem da marca
  • Potencializam o seu negócio

Os participantes terão contato com técnicas essenciais que vão desde métodos parta coleta e análise de informações, para a definição de ideias e testes, até a modelagem (como colocar em prática).
Através do pensamento em design, é possível rapidamente, desenvolver conceitos que irão diferenciar seus negócios no competitivo mercado em que atuam.

ONDE PODE SER APLICADO

Empresas de todos os tamanhos e segmentos, mas principalmente, nas pequenas e micro empresas ou departamentos de grandes empresas dos segmentos de:

  • Comércio: lojas de moda, pet shops, marcas próprias, farmácias, show rooms exclusivos e papelarias
  • Alimentação: restaurantes, bares, food service e indústrias
  • Hospedagem: hotéis, resorts, pousadas e hostels
  • Financeiro: bancos, financeiras e seguradoras
  • Educação: escolas de graduação, pós-graduação, cursos de idiomas e atualização
  • Franquias: franqueadores e franqueados e buscam inovações dentro dos objetivos definidos
  • Transportes: locadoras e operadores logísticos
  • Escritórios de arquitetura e design, agências de propaganda, relações públicas, assessoria de imprensa, empresas de pesquisa
  • Entretenimento: clubes, vídeo locadoras, lan house, bancas de jornais e livrarias
  • Indústrias de todos os portes e segmentos
  • Outros setores ligados ao desenvolvimento e criação de novos produtos e serviços

OBJETIVOS DO CURSO

Aplicar e inserir conceitos do design como ferramenta estratégica para desenvolver soluções inovadoras e criativas que possibilitam identificar e gerar oportunidades no desenvolvimento de produtos e serviços de empresas de todos os tamanhos e segmentos. Fomentar, desenvolver e praticar as conexões que vão da ideia ao produto final, sensibilizando toda a equipe para a implantação desses conceitos.

CONTEÚDO DO CURSO:

 

- DESIGN DE SERVIÇOS:

  • Introdução às técnicas de Design de Serviços
  • Definição de briefing/roteiros
  • Técnicas de observação:
    • Safári Urbano: saídas em campo para visitas em lojas
    • Shadowing: tarefas de aprendizagem pela observação de comportamento
  • Análise: Processar as informações e diagrama de afinidades
  • Definir Personas e Jornadas: com o que cada membro de uma equipe colaborativa pode contribuir
  • Ideação: entendimento e representação dos fatos, dados e fenômenos, existentes ou imaginados, para criar uma base para a ação.
  • Co-criação: identificação de oportunidades e soluções e desenvolvimento de produtos e serviços
  • Apresentação

 

- DESIGN THINKING:

  • Introdução ao Design Thinking (pensamento de design): o que é e como pode mudar seu negócio
  • Refinamento de ideias: seleção de melhores soluções e práticas
  • Co-criação: identificação de oportunidades e soluções e desenvolvimento de produtos e serviços
  • Prototipagem rápida dos pontos de contato: entendimento dos problemas e construção de ideias e soluções
  • Análise de viabilidade x rentabilidade: encontrar soluções criativas e inovadoras
  • Apresentação final

PÚBLICO ALVO

Empreendedores e profissionais de empresas de todos os tamanhos e segmentos, executivos de negócios e profissionais liberais como: designers de todas as disciplinas, arquitetos, engenheiros, publicitários, jornalistas, profissionais de pesquisa e estudantes que buscam desenvolver soluções criativas para tornar seus projetos mais competitivos.

 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

 

  • CARGA HORÁRIA
    12 horas presenciais:
    Segunda-feira, das 14h-20h30
    Terça-feira, das 10h-16h30

  • LOCAL:
    Rua Pensilvânia, 1.146 - Brooklin, SP

  • Relação de HOTÉIS: Se você não mora em São Paulo, clique aqui e veja a relação de hotéis próximos ao local do curso.

 


Exibir mapa ampliado

 

  • À vista: depósito ou boleto ou 2 vezes em depósito ou cheque*:
    R$ 650,00 - Profissionais - à vista
    R$ 500,00 - Associado de Entidade Apoiadora PREÇO PROMOCIONAL
    *Segundo cheque para o primeiro dia de aula.

 

 

As vagas são limitadas 12 alunos por classe.

Para saber mais: cursos@siqmarketing.com.br ou pelo telefone (11) 5505-7548.

Preços para gupos:

  • Acima de 5 pessoas – 5% de desconto
  • Acima de 10 pessoas – 10% de desconto
  • Consulte Condições Especiais para Cursos In Company

Inclui:

  • 12 horas presenciais
  • Material das apresentações entregue em CD
  • Certificado para presença mínima de 75% do curso.
  • Não inclui almoço

Material individual necessário por aluno

  • Caderno de anotações
  • Caneta
  • Material por aluno: máquina fotográfica (pequeno porte ou celular com câmera)

A Siq Marketing se reserva o direito de cancelar o presente curso caso a quantidade mínima de 10 participantes não seja alcançada. Nesta hipótese, os valores pagos serão integralmente devolvidos, sem incidência de juros e/ou correção monetária.

Reservamo-nos o direito de efetuar alterações no programa, local e horário de realização, conteúdo e apresentadores a qualquer momento sem aviso prévio.

COORDENAÇÃO:

MARCOS BATISTA

Consultor em design estratégico e fundador do Studio Marcos Batista, com mais de 20 anos de experiência na criação e desenvolvimento de produtos relevantes para empresas nacionais e multinacionais. Seu portfólio inclui projetos para diversos segmentos e mercados entre eles produtos, embalagens, gráfico e branding.

Marcos Batista é consultor em projetos de Design, Inovação e treinamento para empresas como GE, Bosch, Continental, Mabe, IBBL, Microboard, SEBRAE-SP, Siq Marketing entre outras.

Marcos também tem colaborado com cidades, arranjos produtivos locais e instituições acadêmicas na difusão de seu conhecimento através de parcerias com empresas, palestras e Workshops em Design, Criatividade, Inovação, Design Estratégico e Cidades Criativas.

Com 13 anos de experiência na área acadêmica é coordenador e professor dos cursos de pós- graduação em Industrial Design e Gestão da Inovação no IED e professor de design do produto para o IMT. Atuou durante 16 anos como designer e gestor de design para América Latina na Bosch and Siemens Home Appliances Group.

Conquistou importantes prêmios nacionais e internacionais de design com participações em exposições como Museu da Casa Brasileira, Brazil Design Week, Mostra Design Brasileiro no Palácio do Itamaraty e FIESP entre outras.

www.studiomarcosbatista.com